sábado, 12 de junho de 2010

Apelo à Racionalidade

Hoje em dia toda a gente fala de poupar energia, e reciclagem, e emissões de CO2 e toda uma panóplia de preocupações ambientais.

Eu própria partilho de toda essa filosofia e faço a prática dos 3 R's. Agora, tudo o que cai no exagero passa o limiar do ridículo...vejamos:

Já não é a primeira nem a segunda que vou a um WC público, daqueles que para poupar energia têm detectores de presença para acender a luz. Eu entro, a luz acende e passados dois segundos de estar sentada a luz apaga-se! Depois, ou tenho de acenar fortemente com o braço na direcção do detector, inúmeras vezes até ele perceber que eu ainda não me fui embora, ou continuo na escuridão.

Eu até acho que a casa de banho é um sítio porreiro para se pensar sobre coisas várias, e a falta de luz até pode ajudar na concentração, mas...e se eu precisar de me limpar? Nem dá para ver onde está o suporte do papel higiénico e voltamos à rotina de, a cada 2 ou 3 segundos, ter de activar o raio do detector...

Passado isto, chega a hora de lavar as mãos. Mais uma vez, os tais detectores, ou a velha técnica de carregar na torneira para ela largar água durante determinado tempo. Acontece que muitas vezes, este tempo é tão curto que nem dá para molhar as duas mãos e, nesse caso, tem de se lavar uma mão enquanto se carrega na torneira com a outra e vice-versa. Assim, não se esfregam as mãos uma na outra como ensinam os novos posteres de prevenção da gripe A e andam os micróbios e bactérias todos contentes a proliferarem-se no agradável habitat que são umas mãos quentinhas e húmidas.

O mesmo acontece com os secadores eléctricos de mãos, que também fazem com que se tenha de andar a carregar lá no botãozinho e secar as mãos uma de cada vez que na maioria das vezes, por falta de paciência, saem quase tão molhadas como se não tivessem por lá passado. Mas isto menos mal, limpa-se às calças e siga.

Portanto, engenheiros e gestores deste país, o que eu deixo aqui é um apelo à racionalidade. Eu sei que os orçamentos são curtos e que estamos em crise, mas as pessoas eram todas mais felizes se não passassem por estas experiências de stress traumático de cada vez que vão a um WC público.

Sem stress as pessoas são mais produtivas, o que aumenta os lucros e o PIB, dando margem para alargar o orçamento e os períodos das luzes de sensores, das torneiras e das máquinas de secar.

Sem mais assunto de momento,

Tatiana

1 comentário:

  1. Espera lá, pode-se falar de idas à casa de banho num blog??? =O

    Então também vou fazer um para mim! É só os exames acabarem e vais ver!

    ResponderEliminar