sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Brincar com coisas sérias

No verão do ano passado fiz voluntariado numa colónia de férias para miúdos carenciados, em Rabo de Peixe, nos Açores.

Eu, que nunca tive grande jeito para lidar com crianças, meti-me numa aventura e pêras. Eles são demasiados genuínos e selvagens. São puros de coração, e de natureza. Têm os pés descalços e um enorme sorriso na cara.

Fiz, pela primeira e única vez da minha vida, um diário. Fartei-me de rir e fartei-me de chorar. Dormi no chão 15 dias e tomei banho de agua fria alguns deles. Dormia pouco mas nunca me senti cansada, porque eles são estimulantes.

Hoje, chamaram-me porque estavam falar deste projecto numa novela da TVI. SIM, FUCKING TELENOVELA DA TVI!!!!!!!

Será que ninguém percebe que isto é uma coisa séria?? Aqueles miúdos passam fome ok???

Depois, como se não bastasse, a personagem em questão 'queria fazer algo diferente no verão, queria ir para outro sítio' e alguém lhe respondeu 'então, não gostavas de participar numa colónia para meninos de Rabo de Peixe?'

Claro, isto é mesmo assim, facílimo. É só querer e vai-se realmente....mas depois de um ano inteiro de formação, para se adquirir aquela disponibilidade emocional tão necessária. Depois de se ouvirem muitas histórias de lá, das famílias, das crianças e das outras colónias que passaram. Depois de fins de semana em que se reúnem os animadores de todo o país para programar aqueles quinze dias de colónia.

Caramba, aqueles miúdos não precisam de promoção, mas sim de pessoas que lhes mostrem outros mundos, que lhes dêem alegria e carinho. O projecto não precisa de publicidade, precisa só de pessoas com espírito de voluntariado e dedicação por uma causa em que acreditam.

O que se vive lá não é ficção, é realidade.

Infelizmente,

Há quem faça coisas sérias, e há quem brinque com elas.

2 comentários:

  1. Falar nisso na televisão não os ajuda directamente, mas pode fazer com que haja mais gente a conhecer o caso e a querer ajudar. Eu, se não te conhecesse, não fazia ideia que eles existiam!

    ResponderEliminar
  2. Hello!

    É com muita alegria que vejo que foi uma experiência e tanto para ti =)

    Recordando a minha experiência, penso que não tinha tido necessidade de ir tão longe para ajudar comunidades tão pobres, como conheci posteriormente Rabo de Peixe!

    Estas experiências fazem-nos ficar com uma perspectiva um pouco diferente da vida e das dificuldades que encontramos no nosso dia-a-dia, porque parecem todas tão banais!

    Um dia vamos juntarmo-nos os 2 e uma comitiva e vamos partir numa nova aventura =)

    Beijin* * *

    ResponderEliminar